quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Reforma protestante e as modernas tecnologias de comunicação

Hoje, 31 de outubro, é o Dia da Reforma Protestante. O vulcão entrou em erupção em 1517. Ele já vinha cuspindo lava há anos, cada vez mais alto e com maior vigor. A convulsão protestante fez irromper uma torrente incontrolável. Imagino que nem mesmo o martírio de Lutero teria contido a avassaladora torrente de transformação que se pôs em movimento. O detalhe do martelo e do prego com um resumo da grita geral por novos ventos nem foi tão importante assim quanto se quer hoje, mas é como uma espécie de logomarca da Reforma. Tudo começou ali, naquela folha de papel.

Mas ela não se tornou tão importante só porque, supostamente, foi afixada na porta hoje tão famosa. Aquele importantíssimo papel espalhou-se porque, num gigantesco trabalho de formiguinha, foi se espalhando pela Europa até chegar a Roma. 

Um dos instrumentos mais importantes neste processo foi a tipografia inventada por Gutenberg, facilitando enormemente a tarefa de multiplicar o documento, que outrora tinha que ser realizada no bico de pena. E esta é uma lição que as igrejas oriundas da Reforma não podem menosprezar.

As igrejas da Reforma não podem deixar de valorizar as modernas tecnologias da comunicação, como a internet e as redes sociais. Veja o que o reformador Martim Lutero afirmou sobre a invenção de Gutenberg, que foi fundamental para a propagação dos ideais reformadores no século 16: "A impressão é o último dom de Deus e o maior. Por seu intermédio, Deus quer dar a conhecer a verdadeira Religião a toda a terra e expandi-la em todas as línguas. É a chama que brilha antes da extinção do mundo."

Com esta frase como pano de fundo, o uso determinado, programático e estratégico das redes sociais pelas igrejas não pode continuar sendo apenas vinculada a iniciativas particulares de algumas lideranças. É necessário que as igrejas embarquem nessa política comunicacional de cabeça e que seja considerada parte importante do seu planejamento estratégico. 

O Facebook, o Twitter e todos os seus correlatos são, para as igrejas da Reforma na atualidade, a porta da nossa igreja do castelo de Wittenberg. Portanto, prego e martelo virtual na mão, afixemos neles as nossas teses sobre os desafios do nosso tempo!

Um abençoado dia da Reforma!

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O gaúcho da Disney




Dedico esta preciosidade da Disney dos anos 1940 a todos os meus amigos gaúchos e às minhas amigas gaúchas, no Rio Grande, em Santa Catarina, no Paraná, no Mato Grosso, na Amazônia e até na Argentina. O Gaúcho é a inspiração de Walt para criar o Gaucho Goofy. Ele é meio argentinizado, mas no final, nem Porto Alegre escapa.  Confira.

A inspiração de Disney para criar este filminho simpático foi a falta de parceiros comerciais na Europa em guerra. Isto fez com que os americanos se voltassem para a América do Sul como um novo espaço para despejar suas mercadorias. Deste Gaúcho Pateta poucos sabem. Porque o principal personagem deste “quadrinho publicitário” norte-americano foi o Zé Carioca. Quem não viu este filme na infância, ainda mais quem já se aproxima dos 60 anos? Quem não leu as HQ com o Zé aos quilos?

Pois é, amigos e amigas gaúchos e gaúchas, eis um personagem em sua homenagem, com o traço de Walt Disney! Boa diversão!

sábado, 19 de outubro de 2013

Pelo centenário de Vinícius

Hoje não posso deixar passar o dia sem traçar algumas linhas sobre Vinícius de Moraes. Ele nascia num dia como este, 19 de outubro, há um século.

A genialidade deste ser humano, repleto de vícios e atormentado pelo insucesso no amor, está justamente nas fraquezas que revelou ao longo da vida. Casou-se nove vezes e falou do amor como nunca, jamais, em momento algum ouvi outro homem falar, dos muitos que conheci e que se deram muito bem neste terreno escorregadio e cheio de armadilhas.

Ele escreveu tantos poemas e frase maravilhosos sobre a relação entre um homem e uma mulher, que não ouso escolher uma só para citar aqui. O único conselho que posso dar, é que você mergulhe na sua música, nos seus poemas, nos seus livros, nas suas entrevistas e conheça a obra gigantesca deste poeta sobre o amor. Talvez por saber demais sobre o tema ele não tenha tido tempo para viver de verdade o amor e se perdeu...

Por falar em amor, as suas companhias mais perenes foram o whisky e o cigarro, os dois amores que lhe tomaram a vida por completo, arrastando-o prematuramente do nosso meio e nos privando de sua genialidade musical e poética. Mas esses dois amores, com certeza, foram os esteios de sua brilhante inspiração. Revelam, com uma clareza desconcertante, que a luta pela perfeição humana é inglória e não costuma produzir gênios. A genialidade é irrequieta, notívaga, boêmia, atormentada.

Vinícius de Moraes, quanta falta você nos faz! Olhe onde fomos parar na MPB sem você e seus comparsas do sambinha bossa nova... Letras pob(d)res... Mediocridade poética... rimas chulas... música barulhenta, que lembra um canteiro de obras...

Sua genialidade poética e voz nicotina combinava com o sussurro doce do violão acústico e brilhante de Toquinho, com a delirante e soberba musicalidade do gênio Jobim (que tinha o "Tom" no nome!!!), com a doçura das vozes de Elis, Miúcha, Nara e tantas outras... Saudades da MPB com letras maiúsculas, que você ajudou a escrever e espalhar pelo mundo.

Você é minha eterna inspiração e a trilha sonora da minha vida!

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Ajuda aos refugiados é uma tarefa de toda a cristandade



A morte de mais de 100 pessoas no naufrágio do navio de refugiados no Mediterrâneo, no último dia 3 de outubro, causou indignação no meio eclesiástico europeu. “Trata-se de uma tragédia humana e política”, disse o dirigente da Câmara sobre Migração e Integração da Igreja Evangélica na Alemanha, bispo Volker Jung. Estou indignado, disse Junk, porque essas pessoas estavam à procura de um novo começo, buscando saída de uma situação que não lhes garantia mais a sobrevivência.

Segundo estimativas, todos os anos morrem mais de 1.500 pessoas em condições semelhantes no Mediterrâneo. “Esta não é uma tragédia africana ou italiana, mas é uma tragédia europeia”, disse Jung. “Não é admissível que refugiados tenham que submeter-se a gangues que fazem negócio com a desgraça alheia, só porque não existe outra saída. Nós temos que providenciar esta saída”, desafiou.

Esta não é uma tragédia europeia. É uma tragédia mundial e uma vergonha para a cristandade. Esta é uma tarefa para toda a cristandade. Não dá mais para assistir esse tipo de estupidez com a cara lavada da indiferença. A cristandade precisa buscar saídas para essa gente, que foge da fome, de perseguição, de falta absoluta de segurança para viver. São movidas pelo pânico e empurradas ao desconhecido pela esperança. Quando chegam ao sonhado destino, recomeça uma dramática rotina de sofrimento, rejeição, perseguição e ilegalidade. Isso não pode continuar assim! Apoio das Igrejas aos refugiados em todo o mundo, já! É um gesto humanitário.

E se nós aqui acreditamos que este não é um problema que nos afeta, lembro a realidade dos refugiados haitianos. Aqui mesmo, em Blumenau, tem haitianos trabalhando na construção civil, ajudando a erguer prédios onde orgulhosas famílias de classe média vão poder morar e sonhar. Esses haitianos são refugiados da fome e da miséria em seu país, destruído por um terremoto em 2010 e que foi esquecido assim que a tragédia saiu dos noticiários. 

Aqui entre nós há "refugiados" bolivianos e de outros países. Há também gente que vem fugitiva da fome e da miséria na África. E não esqueçamos os "refugiados" nordestinos, que vieram para a nossa região em busca de uma nova oportunidade, de um sonho por mais vida e pelo direito a vida digna. 

Acolher o estrangeiro, aquele que busca um teto, um lugar, um espaço para concretizar o seu sonho, é um dever bíblico. Pensemos nisso e não nos omitamos, afirmando que não temos nada com isso.

Lembrar dessa responsabilidade todos os dias é até um dever para nós, que somos todos descendentes de imigrantes alemães, italianos, poloneses, japoneses e de muitas outras nacionalidades que, por conta da falta de condições de sobrevivência em suas pátrias de origem, vieram ao Brasil para refazer aqui uma pátria digna para viver, construir seus sonhos e seu espaço de vida. Temos esta obrigação. De certa maneira, os nossos avós também foram refugiados.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Primavera em Blumenau (Ein Prosit!)

Achei que eu ia conseguir ficar na moita com essa questão, mas não dá. A foto acima, segundo a distorcida e tendenciosa visão de boa parte da nossa orgulhosa população do Vale, seria facilmente descrita como a desolada paisagem de alguma cidade do norte do Brasil. Alguém arrisca um palpite?

Pois isso aí é o trevo da Coca-Cola, na Itoupava Norte, em Blumenau!

Infelizmente, é assim que o nosso poder público deixa um dos corredores de acesso a Blumenau, para receber os turistas para a sua Oktoberfest 2014. Não falo só daquele buracão ali no chão, que é apenas um dos milhares espalhados pela cidade. Falo desse canteiro. Em plena primavera, ele deveria estar explodindo em cores de mil flores. Mas, pasmem vocês, só tem capim aí. E com um metro de altura!

E esta triste imagem também se repete por toda a cidade, como os milhares de buracos (um dos quais, na rua 7 de setembro, faz os infelizes usuários do transporte coletivo saltar pelo teto do ônibus, num corredor exclusivo para ônibus recém construído.

Enquanto isso, o cara que fez os tapumes de aço para os desfiles na Rua XV deve estar muito bem, obrigado. Durante três décadas, uma corda estendida funcionou como uma maravilha...

Velha Central quer transformar mata em reserva



 Lauro Bacca, comigo na reunião

Uma exposição do ecólogo Lauro Bacca na noite de 1º de outubro para o Conselho Paroquial da Paróquia Blumenau Velha Central foi o impulso que faltava. Depois de conhecer os procedimentos legais necessários para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural-RPPN, o Conselho decidiu por unanimidade pela criação de uma reserva. 
Parte do Conselho Paroquial, entre Lauro Bacca e Nelcio Lindner.

A área a ser preservada fica nos fundos do terreno que hospeda o cemitério, o templo, o centro comunitário e a casa pastoral. “Estamos pensando no futuro daquele espaço, que abriga diversas espécies nativas da fauna e da flora”, diz o pastor local, Ronei Ponath. Com a instalação da RPPN, a paróquia pretende abrir a área para visitação. “Vamos implantar uma trilha no local”, planeja Ponath.
A outra parte do Conselho, com o pastor Ronei à direita. Ao seu lado, o presidente paroquial.

A área de terra pertence à comunidade desde os tempos da Colônia Blumenau, e foi doada pelo Dr. Blumenau às comunidades luterana e católica da localidade. A parte a ser transformada em RPPN é da comunidade luterana e faz parte de um corredor de floresta ligado ao Parque da Serra do Itajaí. “Eu poderia caminhar daqui até a minha casa no Jordão sem sair da mata”, compara Bacca.
Os passos necessários para a criação de uma RPPN (Lauro Bacca).

Registrada em ata, a decisão de criar a RPPN também marca o início de mais um Projeto Piloto do Programa Ambiental Galo Verde-PAGV no Sínodo Vale do Itajaí. “Mais do que apenas falar, a igreja quer dar o exemplo através do Galo Verde”, diz aos presbíteros o coordenador do PAGV, pastor Clovis Horst Lindner.
 
“Hoje à noite eu estou extremamente feliz com esta decisão! Esta diretoria merece aplausos”, comemora o naturalista Nelcio Lindner. “O Galo Verde vai prestar toda a assessoria de que vocês precisam para concretizar esta decisão”, completa.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Mercedes-Benz atropela Adolf Hitler ainda menino

Um anúncio com um moderníssimo automóvel da marca Mercedes-Benz como protagonista está causando polêmica na Alemanha e no mundo. Num hipotético passeio pelo passado, o veículo atropela Adolf Hitler ainda na infância, enquanto solta pipa no meio da rua em sua cidade natal, a pequena Braunau am Inn no interior da Ástria.

O anúncio avisa logo de cara que não tem qualquer vínculo com a fábrica do carro, que fica em Stuttgart, nem é autorizado pelo seu departamento de marketing. O filme foi produzido por um grupo de estudantes de cinema, como Trabalho de Conclusão de Curso, na Academia de Cinema de Ludwigsburg.

A peça elogia o sistema automático de frenagem do carro, que momentos antes evita o atropelamento de duas crianças. Ao perceber Adolf Hitler soltando pipa, o motorista avança sobre o menino e o atropela. Mesmo com a avançada tecnologia de frenagem, o veículo parece negar-se a reduzir a marcha. No momento da batida, aparece um espectro de Adolf Hitler adulto. O menino fica estendido no chão, na forma da suástica que caracterizou o Nazismo.

O anúncio termina com a frase "Reconhece os perigos antes que eles apareçam". O link com o que aquele menino causou como futuro adulto é evidente.

Você pode ver o anúncio na íntegra aqui.

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...