segunda-feira, 30 de junho de 2014

Nikolaus Schneider renuncia à presidência da Igreja Evangélica na Alemanha

Nikolaus Schneider renuncia ao mandato de presidente da Igreja Evangélica na Alemanha e deixa o posto em novembro. O presidente do Conselho da IEA surpreendeu a comunidade protestante alemã e europeia com o anúncio de sua renúncia. O câncer de sua esposa é o motivo. “Acompanhar minha esposa que contraiu um câncer torna este passo inevitável”, disse Schneider em um comunicado à imprensa.
“Pretendo dedicar todo o meu tempo ao nosso caminho em comum e este é um desejo que não vou realizar ao lado do ministério na IEA”, concluiu.


Anne e Nikolaus Schneider casaram em 1970 e têm três filhos, sendo que a filha mais nova faleceu em 2005 vítima de leucemia. A luta da filha contra o câncer rendeu um livro que o casal escreveu em conjunto. Schneider, de 66 anos, é o dirigente máximo dos protestantes na Alemanha desde 2010, quando substituiu a bispa Margot Kässmann na função. Seu mandato no comando da IEA iria estender-se até novembro de 2015.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Prefeito destemperado


O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, pisou no tomate ontem. Sua aparição na TV, falando dos grevistas, mostrou um político despreparado para a função que exerce. Destemperado, com a face vincada pelos traços da ira e da irredutibilidade, ele transpirava determinação em defender a administração implacável do orçamento municipal contra as reivindicações dos professores. Ao classificar a justa reivindicação dos nossos mestres de irresponsabilidade, junta-se ao que há de pior no trato do tema Educação de parte da politicalha tupiniquim. O que se viu ali foi um homem irredutível, incompatível com a simpatia e o discurso quase tagarela de outrora. Ele foi curto e grosso. Com isso, em minha avaliação Napoleão Bernardes começa a trilhar um caminho sem volta, o do fim precoce da sua carreira política.

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Procura-se pastor motociclista

Cerca de 25 mil motociclistas e suas máquinas participaram do culto em Hamburgo, no dia 22 de junho. 

A Igreja Evangélica do Norte da Alemanha está procurando um pastor para coordenar o programa que mantém junto aos motociclistas. O pastor Joachim Lenz, que entrou no programa apesar de ser o ministro responsável pelo Dia da Igreja Evangélica em Fulda, não tem espaço na agenda para tocar os dois projetos.
O pastor Joachim Lenz organizou o culto deste ano, mas tem outra função e busca um substituto.

Uma das principais tarefas do pastor dos motociclistas é organizar o encontro anual, junto com uma comissão de voluntários motociclistas coordenada por Bernd Lohmann. O encontro deste ano, em Hamburgo, no dia 22 de junho, reuniu 25 mil motociclistas, apesar da chuva. Estavam sendo esperados 35 mil. O culto na igreja de São Miguel lotou o templo até o último lugar e estava sob o tema “Olhos abertos!”, para o trânsito e para a vida. “No meio de nossos passeios de moto, não percamos o céu de vista”, pregou o pastor Lenz.

Mas, o movimento dos motociclistas da Igreja Evangélica do Norte da Alemanha não organiza somente este culto. “A comunidade de motociclistas precisa de um pastor em t5empo integral, pois tem muitas atividades, encontros de voluntários e diversos outros programas”, enumera Lenz.  Além do culto de motociclistas em Hamburgo, há ainda outros encontros em Husum, Kiel, Köln, Bad Doberan e até na distante cidade de São Petersburgo.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Estou rindo à toa!

Há cerca de dois meses eu falava a quem quisesse ouvir: "Vocês vão ver! Não vai acontecer nada durante a Copa. Vai ser tudo redondinho e essa história de que 'Não Vai Ter Copa' é um discurso vazio, que não vai pegar!"

A minha vontade de rir à toa aumenta desmedidamente, quando leio o editorial da RBS de hoje: "Começam a se confirmar as previsões mais otimistas sobre o impacto da Copa na vida dos brasileiros e de estrangeiros que vieram participar da festa...", embarca a subsidiária da Globo no discurso quase inflamado de euforia pela beleza do espetáculo, pela simpatia do povo brasileiro, pelos poucos deslizes até agora ocorridos.

O editorial chama o Brasil de "anfitrião exemplar". Afirma que "obras atrasadas, questionamentos sobre prioridades, EVENTUAIS(!) falhas de planejamento e problemas PONTUAIS(!) de organização são DA NATUREZA DE ACONTECIMENTOS GRANDIOSOS(!)". Me digam (estou me beliscando!), tenho ou não motivo para rir à toa?

O editorial da RBS fala que esta copa contribui para "a afirmação da nossa imagem no mundo" (lindo isso!). Não dá um nó na garganta de orgulho? Se a turma eternamente do contra pode finalizar um texto quase apaixonado pelo desenrolar das coisas com um "O Brasil... vem, sim, vencendo os imprevistos de última hora e os pessimistas, ao mesmo tempo em que conquista o reconhecimento dos visitantes e da imprensa". Palmas, RBS! Reconhecimento é sempre bom, ainda que venha tardiamente!

E olha que eu andei lendo coisas que até Deus duvida na imprensa internacional sobre o Brasil, o que esperar de nós nesta Copa, que tudo ia ser uma verdadeira tragédia... Quase tive uma síncope ao ler a capa da revista alemã "Der Spiegel" duas semanas antes da bola rolar na Arena Corintians. 

Estou rindo à toa! Não sou profeta, mas que é bem feito para os eternos agourentos e pessimistas de plantão que andam disseminando tanta lamúria e choradeira, isso é!


terça-feira, 10 de junho de 2014

As enchentes e "o outro lado do muro"

Vista panorâmica da Barragem Norte, em José Boiteux.

"É de conhecimento e de angústia de todos a situação das nossas cidades frente às chuvas. Blumenau, Jaraguá do Sul, Guaramirim, Rodeio, Corupá, Massaranduba, Schroeder, Gaspar... Desespero e incertezas novamente estão presentes, e em tão pouco tempo.

Eu gostaria de colocar nesta triste lista mais um nome e que por inúmeras vezes é ignorado, e que tem papel fundamental para que a tragédia não seja pior em nossas cidades: o outro lado do muro.

A Barragem Norte, localizada no Município de José Boiteux, é uma das comportas que controla o forte fluxo de água que entra no Rio Itajaí-Açu. Para minimizar a quantidade de água que chega em nossas cidades (imaginem se viesse mais água???), o que tem atrás deste muro precisa ficar submerso. E atrás deste muro têm pessoas, que vivem na Terra Indígena Xokleng-Laklãnõ.

Por estar trabalhando no COMIN (entidade que atua com os povos indígenas dentro da Terra Indígena Xokleng-Laklãnõ), recebi ligações de lideranças ontem e hoje informando que a situação está caótica: pessoas ilhadas e desabrigadas, barreiras caídas nas estradas, falta de alimento, necessidades básicas... E a preocupação aumenta porque as águas dos morros precisam ainda descer, pois a chuva parou somente domingo à noite. As nossas cidades felizmente têm um círculo de solidariedade nestes momentos de dor e carência, mas as aldeias indígenas estão lançadas à própria sorte. Segundo informações internas, a comporta da Barragem Norte foi aberta ontem depois de muita pressão das aldeias. Faltou menos de 1 metro para a água transbordar.

Duas questões são levantadas:

1. Encontrar maneiras de pressionar os órgãos competentes para que atuem com agilidade: têm casas rachando e com água dentro, e em torno de 50 famílias desabrigadas que estão fazendo protesto na Barragem (mais uma entre tantas, pois quando há enchentes este é o primeiro local de destruição);

2. Segundo a liderança da Aldeia Sede, que terá reunião com os outros caciques nesta tarde, as famílias desabrigadas necessitam de alimentos. Quem puder auxiliar na compra de alimentos, agradecemos. Acredito que o caminho mais prático seja via depósito na minha conta corrente (Banco do Brasil, Ag.2990-4, c.c10914-2, JASOM DE OLIVEIRA) e estaremos comprando."

Desde já agradecemos a rede e solidariedade com todos e todas que sofrem nestes momentos,

Jasom de Oliveira
COMIN / Leste Catarinense

Tentando voltar...

Ao abrir o meu blog, levei um susto. Faz um bocado de tempo que não ando postando nada por aqui. Vou me redimir daqui por diante. É que entrementes estive viajando, com um mês de ricas experiências na Alemanha. Nesse tempo, fiquei mais de duas semanas trabalhando intensamente sobre o tema sustentabilidade, ao lado de um precioso grupo de brasileiros e brasileiras, na Frísia do Norte, na Alemanha. Tem muitas experiências para compartilhar. Aguardem.

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...