quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Redomas ou ferramental?

A dicotomia entre o que se deve ensinar na escola ou aprender em casa não é fruto de uma avaliação séria sobre como funciona a educação. Nada garante que o essencial ensinado por professores em sala de aula ou pela família em casa seja também seguido na vida das novas gerações. Aprende-se o bem em casa e o mal na rua, o bem na rua e o mal em casa. Todo o resto é idealização de um modelo familiar e escolar que não existe.
Além disso, não são somente esses dois ambientes que formam o caráter dos nossos filhos. Se você acredita que só os pais e os professores influenciam seu filho, você não conhece o poder dos amigos, da rua, das mídias sociais. Há muito ruído na educação. Os sons que vêm de fora são muito mais poderosos do que o filtro que você tenta colocar para proteger seu filho.
A educação não é como um banco, onde se deposita dinheiro e saca dinheiro quando precisa. Na educação você deposita o bem e colhe o mal ou vice-versa. Cada um e cada uma faz bom ou mau uso daquilo que lhe é transmitido. Acata conselhos ou os despreza. Segue os exemplos ou inventa seu próprio modo de vida. Como já cantava Frank Sinatra, "I did it my way!".
O mundo está cheio de exemplos de adultos que estudaram nas melhores escolas e cresceram nas melhores famílias e se tornaram criminosos; e outros tantos que cresceram num ambiente hostil e se tornaram ícones.
Assim, não tente proteger o seu filho deste ou daquele conteúdo. Não o coloque numa redoma de vidro, pois assim não terá anticorpos para enfrentar a dureza da vida. Redomas são coisa de Amish. Você o ajudará muito mais ao dar-lhe um ferramental para lidar com o bombardeio que é a vida diária.
Que ferramental seria este? Bem, aí já é outro papo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...