quinta-feira, 4 de março de 2021

 CERCADOS E IMPOTENTES



Num país que acumula mais de uma morte por minuto por causa da Covid-19, não havia como escaparmos ilesos. Todo dia nossos círculos mais próximos são duramente atingidos por esta tragédia. As próprias redes sociais e, em especial o Facebook, tem sido usado como veículo de nossa dor e nosso luto. Cada vez mais, é também por aqui que deixamos escapar nossa indignação pela inércia e ineficiência de quem devia tomar as medidas sanitárias adequadas e cruza os braços. Estamos impotentes, contando os mortos.
De minha parte, lamento profundamente a perda de dois colegas pastores, muito próximos, desde minha juventude: o pastor Heinz Ehlert (na casa avançada dos 90 anos) e o pastor Sinécio Graeff (pela metade dos 60 anos), ambos com o sepultamento a realizar-se no dia de hoje (04.03). A gente sabe como é um sepultamento de uma vítima de Covid. Para resumir, é indigno!
O pastor Ehlert é da linhagem das grandes biografias da IECLB, mormente na área da extinta Região Eclesiástica 2, ainda nos tempos em que esta abarcava também a Região Eclesiástica 5 e um pedaço das Novas Áreas. Como pastor regional, ele tinha sob sua jurisdição uma área que se estendia do Sul de Santa Catarina até as longínquas regiões do Mato Grosso. Não vou me estender. Ele foi o digno sucessor do Praeses Hermann Stoer, ambos pioneiros em tempos difíceis para uma igreja de imigrantes.
Sinécio foi contemporâneo durante os estudos de Teologia e colega no Vale do Itajaí. Depois, nos perdemos pelos rumos da vida. Hoje, sou surpreendido com a notícia de que a Covid também o vitimou.
Tem misericórdia, Senhor, e olha por nós. O inimigo se atira sobre nós e nos leva o pouco de forças que acumulamos. Enquanto nos debatemos, clamamos: De onde virá o socorro? Não podemos contar com nada, nem com ninguém. Tu és o nosso único socorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...