sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dia dos Namorados com Lutero e Catarina

Quer um Dia dos Namorados melhor do que este? Começa hoje, dia 12 de junho, e vai até domingo, dia 14, uma festa muito especial na cidade alemã de Wittenberg. Pela 21ª vez uma grande festa popular lembra o casamento de Martim Lutero com Catarina von Bora. A festa reúne mais de 100 mil pessoas na cidade. Até casamentos de verdade são celebrados e também há um grande desfile de gente com trajes da época de Lutero. Martim e Catarina também desfilam pelas ruas de Wittenberg.

O reformador casou com a ex-monja Catarina no dia 13 de junho de 1525. A cerimônia foi no antigo Mosteiro dos Agostinianos, que Lutero recebeu de presente de casamento do príncipe e virou a residência da família Luther. Duas semanas depois, o casamento foi anunciado publicamente e houve a festa do casamento. Para muitos, o casamento de Martin e Catarina foi o ponto culminante da rebelião do ex-monge contra a igreja católica.

(As informações são do boletim digital da Comissão Interluterana de Literatura, um grupo dev trabalho entre a IECLB e a IELB que promove os textos da Reforma e a obra de Lutero.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...