segunda-feira, 17 de março de 2014

Clamor por paz

A foto de capa do meu Face não é só "bonitinha". A seguir, alguns dados que justificam meu clamor por paz. Nos relatos da história desde o ano de 3600 antes de Cristo, mais de 14.500 guerras mataram perto de quatro bilhões de pessoas, algo bem perto de dois terços da população atual do nosso planeta.

Neste exato momento estão acontecendo os seguintes conflitos:

ÁFRICA - Há 24 países em guerra com 144 guerras, guerrilhas e movimentos separatistas. As mais dramáticas do continente são: guerra civil na República Centro Africana, guerra contra grupos rebeldes na República Democrática do Congo, conflitos populares no Egito contra o governo), guerra contra militantes tuaregues e islâmicos no Mali, guerra contra militantes islâmicos na Nigeria e na Somália, guerra contra grupos rebeldes no Sudão e guerra civil no Sudão do Sul.

ÁSIA - Há 15 países em guerra, com 125 conflitos. As mais dramáticas são: Guerras contra militantes islâmicos no Afeganistão, no Paquistão e nas Filipinas; guerra contra grupos rebeldes em Burma-Myanmar.

EUROPA - Há 8 países em guerra, com 68 situações de conflitos diversos. As mais dramáticas são: Conflitos contra militantes islâmicos na Chechênia e no Daguestão; o mais recente e grave conflito é o que ocorre na Ucrânia, na luta pelo território da Crimeia que acaba de decidir em plebiscito adesão à Rússia (o clima deve esquentar, inclusive com sanções dos EUA e da Europa à Rússia.

ORIENTE MÉDIO - Há 8 países em guerra, com 167 situações de conflitos de diversos níveis. Os mais dramáticos são: Há guerras contra e entre militantes islâmicos no Iraque, em Israel e no Iêmen, além da guerra civil na Síria, uma das mais dramáticas da atualidade. Não esquecer aqui o conflito eterno entre israelenses e palestinos.

AMÉRICAS - Há 5 países envolvidos em guerras, com 25 situações de conflitos armados. Os mais dramáticos envolvem a Colômbia, numa guerra contra grupos rebeldes, o México, em guerra contra o narcotráfico, e os conflitos de rua na Venezuela.

Contabilizando, neste momento há 60 países envolvidos em guerras e conflitos de diversas intensidades, movendo um total de 529 conflitos armados.

EUA - Estão oficialmente metidos em pelo menos três guerras no momento, no Paquistão, na Iêmen e na Somália, sem somar aí as recentes ainda não concluídas contra o Iraque e o Afeganistão. Mas o país está envolvido também em incontáveis conflitos e guerras não oficialmente declarados, em que são empregados drones e armamento pesado até o comércio ilegal de armamento de todo tipo. Na atualidade, os EUA estão tecnologicamente tão avançados que podem meter-se em diversos conflitos de muitas maneiras e sem nenhuma transparência, podendo sustentar operações de guerra por longos anos sem enviar sequer um único soldado. Um excelente exemplo disso é o poderio militar de Israel, que tem amplo apoio tecnológico da indústria armamentista americana.

Os dados das guerras ativas eu tirei daqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...