quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Bolivarianismo?


Pronto, inventaram mais um palavrão para xingar nas redes sociais. Depois de comunista, terrorista, petralha ou coxinha, agora as pessoas vêm com essa de bolivariano. Ninguém sabe muito bem o que quer dizer, mas tá bombando! Serve pra xingar desafetos políticos, então vamos usar. Afinal, é preciso impedir que o Brasil vire um país "bolivariano". Como diz o Emir Sader, o povo agora anda com medo de ter um bolivariano debaixo da sua cama... Que coisa!
Bem, antes de imaginar que está numa heroica luta para livrar o Brasil daquela "pereba" do chavismo venezuelano, consulte a Wikipedia. Quem foi Simón Bolívar (1783-1830), afinal? Este é um bom começo.
O nome de Bolívar tem um importante significado para um amplo espectro político que vai da esquerda à direita, em toda a América Latina, mesmo após 200 anos de sua morte. O que há de realmente original nisso é de se perguntar. O "bolivarianismo" é algo muito vago e impreciso. Já o próprio personagem histórico era complexo. Culto, ele deixou muitos escritos, principalmente discursos e artigos.
Como militar, liderou guerras de independência e combateu o colonialismo espanhol. Ele foi importante não só para a Venezuela, mas também para Colômbia, Bolívia, Equador e Peru.
Ele não era nenhum pé rapado, não. Era membro da elite e um intelectual que não tinha nada a ver com as classes populares do seu tempo. Sua marca está na defesa da república, no combate ao colonialismo e também era contra a escravidão e defendia um sistema público de educação. Esteve várias vezes na França e foi influenciado pelo iluminismo.
Há dezenas de estátuas equestres dele espalhadas por estes países, porque seus feitos repercutiram concretamente na vida de milhões de pessoas. Entrou para a história como o libertador. e todas as classes sociais e espectros políticos querem tirar uma casquinha dessa história.
Assim, quando você enche a boca para xingar alguém de "bolivariano", ele pode não saber bem o que isso significa (e você também não, hehe). Então, é bom informar-se antes. Até porque, Bolívar é muito, mas muito mais importante para a história da América Latina do que os nossos pálidos figuraças nacionais, como Duque de Caxias, Anita Garibaldi e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...