quarta-feira, 3 de julho de 2013

Quero ver o que você está levando aí!

"Uma grave ofensa a todo o nosso povo." Assim o presidente boliviano Evo Morales classificou a decisão de alguns países europeus, ontem, de proibir que seu avião sobrevoasse seus espaços aéreos sem uma vistoria. "Nosso presidente não é nenhum marginal", reagiram os diplomatas bolivianos.

Morales vinha de uma reunião de cúpula em Moscou. O endereço logo pavimentou o caminho para suspeitas de que o espião norte-americano, o ex-técnico da CIA Edward Snowden, estivesse a bordo para receber asilo na Bolívia. Primeiro foi a França, o que obrigou a aeronave a passar pela Áustria para reabastecer. Depois também a Itália proibiu o avião de Morales de sobrevoar seu espaço aéreo.

A decisão é semelhante a impedir o cara do fundo da rua de passar em frente à sua casa sem que você possa verificar quem ele está levando dentro do carro. Em suma, um verdadeiro absurdo. E, obviamente, um incidente diplomático gravíssimo, que viola as regras do tráfego aéreo. Com razão, a diplomacia boliviana anunciou que vai aos tribunais internacionais denunciar estes países.

Mas, como é Morales, como é a Bolívia, eles certamente não estão nem aí.

Durante o pouso de reabastecimento em Viena, Morales deu entrevista coletiva à imprensa. Ele rejeitou que o ex-técnico da CIA estivesse a bordo do avião, e disse que não sabia nada sobre o assunto. "Eu nunca o vi e Snowden não foi objeto de discussões com as autoridades russas", disse o presidente. Morales afirmou que até hoje nem sequer sabia direito quem é Snowden. "Nem sabia seu nome completo. Tinha ouvido dizer que havia um problema com os Estados Unidos", disse ele em uma sala VIP no aeroporto de Viena.

Tudo foi construído sobre a informação de que a Bolívia faria parte dos 21 países que seriam prováveis destinos para Snowden. "Não houve nenhum contato sobre isso à Bolívia", disse Morales, afirmando que estaria aberto a conversar sobre o assunto.

Pergunto: Se existem águas internacionais, por que não podem haver também ares internacionais? Invasão do espaço aéreo devia ser entendida somente a partir de determinada altitude...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...