Velha Central quer transformar mata em reserva



 Lauro Bacca, comigo na reunião

Uma exposição do ecólogo Lauro Bacca na noite de 1º de outubro para o Conselho Paroquial da Paróquia Blumenau Velha Central foi o impulso que faltava. Depois de conhecer os procedimentos legais necessários para a criação de uma Reserva Particular do Patrimônio Natural-RPPN, o Conselho decidiu por unanimidade pela criação de uma reserva. 
Parte do Conselho Paroquial, entre Lauro Bacca e Nelcio Lindner.

A área a ser preservada fica nos fundos do terreno que hospeda o cemitério, o templo, o centro comunitário e a casa pastoral. “Estamos pensando no futuro daquele espaço, que abriga diversas espécies nativas da fauna e da flora”, diz o pastor local, Ronei Ponath. Com a instalação da RPPN, a paróquia pretende abrir a área para visitação. “Vamos implantar uma trilha no local”, planeja Ponath.
A outra parte do Conselho, com o pastor Ronei à direita. Ao seu lado, o presidente paroquial.

A área de terra pertence à comunidade desde os tempos da Colônia Blumenau, e foi doada pelo Dr. Blumenau às comunidades luterana e católica da localidade. A parte a ser transformada em RPPN é da comunidade luterana e faz parte de um corredor de floresta ligado ao Parque da Serra do Itajaí. “Eu poderia caminhar daqui até a minha casa no Jordão sem sair da mata”, compara Bacca.
Os passos necessários para a criação de uma RPPN (Lauro Bacca).

Registrada em ata, a decisão de criar a RPPN também marca o início de mais um Projeto Piloto do Programa Ambiental Galo Verde-PAGV no Sínodo Vale do Itajaí. “Mais do que apenas falar, a igreja quer dar o exemplo através do Galo Verde”, diz aos presbíteros o coordenador do PAGV, pastor Clovis Horst Lindner.
 
“Hoje à noite eu estou extremamente feliz com esta decisão! Esta diretoria merece aplausos”, comemora o naturalista Nelcio Lindner. “O Galo Verde vai prestar toda a assessoria de que vocês precisam para concretizar esta decisão”, completa.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ócio e o negócio

O boato do filme Corpus Christi

Origem do termo “América Latina”