quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

O Galo Verde está na rede!



O Programa Ambiental Galo Verde agora está na rede. Desde segunda-feira 16 de dezembro, o site já pode ser visitado. Nele constam informações sobre o programa em si, formas de cuidar da criação de Deus e principalmente iniciativas sustentáveis que podem ser aplicadas nas comunidades, paróquias e instituições da IECLB. Além de ser um espaço para buscar informações, a ideia é que o próximo passo seja para compartilhar as iniciativas ambientais já em andamento.

O Galo Verde é um projeto ecumênico para de monitoramento e implantação de ações de preservação ambiental no âmbito das igrejas. Além dos argumentos lógicos e tradicionais para defender o uso racional dos recursos naturais, o projeto motiva-se também a partir da fé. “No Credo Apostólico confessamos que Deus é o criador. Portanto, os recursos naturais são parte da criação de Deus e cabe a nós preservar e cuidar”, resume o pastor Dr. Emílio Voigt, integrante do Grupo de Trabalho do Programa Ambiental Galo Verde.  

O Sínodo Vale do Itajaí, a Diocese de Blumenau e a Escola Barão do Rio Branco são parceiros do Galo Verde, que já está sendo implantado em alguns projetos piloto. O CEI Nazaré, no bairro Itoupava Central em Blumenau está implantando compostagem e horta. A Comunidade Evangélica Luterana da Itoupava Central também está buscando implantar um projeto piloto. A Paróquia Luterana do bairro da Velha Central pretende transformar uma área florestal em sua propriedade em Reserva Particular do Patrimônio Natural-RPPN. 

O próprio Sínodo Vale do Itajaí, que está em vias de construir sua nova sede sinodal, quer que a obra e o futuro prédio sejam ambientalmente sustentáveis. O Conselho Sinodal transformou a execução da construção em outro projeto piloto do Galo Verde. No ato de lançamento da pedra fundamental do Edifício Catharina von Bora, o Galo Verde ajudou com o plantio de uma árvore como ponto de partida da parceria na obra.

Para o ano de 2014 diversas entidades eclesiais já manifestaram interesse em iniciar projetos piloto dentro do Programa Ambiental Galo Verde. Visite o site e alie-se a nós nesta caminhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...