quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A zona do euro está uma zona


Depois da queda de Wall Street, parece que tem mais coisa caindo. A Europa está apavorada com a zona que se instalou na União Européia. O grande barco capitalista está fazendo água do outro lado do Atlântico. O maior buraco do momento é o que foi aberto pela Grécia, integrante da UE. Seus graves problemas econômicos estão na mesa de negociações hoje, na cúpula dos chefes de estado da UE em Bruxelas. Um pacote de ajuda a Atenas está sobre a mesa dos nervosos comandantes. O desespero fez a turma do euro botar a mão no bolso para não ver a água chegar a níveis irreversíveis.

A Grécia não é o único país com problemas na zona do euro. Portugal também enfrenta sérios problemas no mercado financeiro. Os especuladores estão apostando na derrocada dos títulos públicos do país. O governo em Lisboa implantou um programa impopular de contenção de gastos, com congelamento dos vencimentos dos funcionários públicos, para reduzir o déficit orçamentário de quase 10 %. Na Irlanda, o déficit público subiu para 12,5% do PIB no ano passado, o segundo maior índice no bloco, após a Grécia. A causa são os gastos-recorde para o salvamento de bancos. A Itália deu uma melhorada no índice, mas continua na UTI da UE.

Alguns peritos em finanças também consideram muito preocupante a situação da Espanha, que é uma das principais economias da UE. Desde o estouro da bolha imobiliária, a construção civil parou no país. O endividamento público espanhol foi de 11,4% do PIB em 2009. Madri quer economizar 50 bilhões de euros nos próximos três anos.

Um comentário:

  1. A Alemanha, como a grande mãe da zona do euro, continua metendo a mão no bolso com vontade. Pagaram caro pela reunificação alemã. Agora, estão pagando uma nota para manter a União Europeia. Vamos ver até onde eles aguentam o estirão. A Angela Merkel já está com a língua de fora e o pessoal tá falando dela prá caramba. O cobertor está ficando curto, se é que isso realmente representa algum risco real para a economia alemã. Mas é verdade que tem muita gente chorando de saudade dos bons tempos da ?Deutsche Mark...

    ResponderExcluir

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...