quarta-feira, 28 de agosto de 2013

"Eu tenho um sonho" completa 50 anos



Hoje completam-se 50 anos em que Martin Luther King Jr. realizou seu mais emblemático discurso. O discurso, feito no dia 28 de agosto de 1963 nos degraus do Lincoln Memorial em Washington, D.C. como parte da Marcha de Washington por Empregos e Liberdade, foi um momento decisivo na história do Movimento Americano pelos Direitos Civis. Mais de duzentas mil pessoas estavam na plateia.

Segundo o congressista John Lewis, que também fez um discurso naquele dia, como o presidente do Comitê Estudantil da Não-Violência, "o Dr. King tinha o poder, a habilidade e a capacidade de transformar aqueles degraus no Lincoln Memorial em um púlpito moderno. Falando do jeito que fez, ele conseguiu educar, inspirar e informar [não apenas] as pessoas que ali estavam, mas também pessoas em todo os EUA e outras gerações que nem sequer haviam nascido".

Ainda hoje, meio século depois, as palavra de Luther King Jr. continuam inspirando sonhos, utopias, e principalmente a esperança de que um outro mundo é possível. Devia ser ensinado nas escolas e ser decorado, palavra por palavra, para que se inscreva no coração da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...