terça-feira, 21 de maio de 2013

Havana hospeda a VI Assembleia Geral do CLAI



A VI Assembleia Geral do Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI), de 20 a 26 de maio em Havana-Cuba, reúne cerca de 300 delegados e delegadas de denominações de 20 países. Para conhecer a lista de igrejas que integram o Conselho Latino-Americano de Igrejas e que estarão representadas na Assembleia Geral em Havana, clique aqui. A sede administrativa do CLAI fica em Quito-Equador.

Na celebração ecumênica de abertura, delegados das igrejas que integram o CLAI ofereceram doações, coletadas em suas denominações, para a reconstrução das áreas cubanas atingidas por furacões, fazendo jus ao lema da Assembleia: “Afirmando um ecumenismo de gestos concretos”. 

Em entrevista coletiva, o secretário-geral do CLAI, Nilton Giese, disse que as igrejas do continente latino-americano querem conhecer como atuam as igrejas da Ilha caribenha, fortalecer laços de amizade com o povo cubano e compartilhar experiências extraídas desses contatos.

Giese, que é brasileiro e pastor da IECLB, lembrou na coletiva que a Assembleia estava prevista originalmente para o mês de fevereiro, mas que não foi possível realizá-la então porque os Estados Unidos congelaram os recursos destinados à organização do evento, por conta do bloqueio mantido há 50 anos contra Cuba, que estavam depositados em um banco norte-americano.

O presidente do CIC, Joel Ortega, expressou a satisfação dos religiosos do país pela celebração da Assembléia na Ilha, o que considera um reconhecimento ao trabalho ecumênico das igrejas cubanas ao longo de muitos anos. Ortega destacou o “momento histórico” vivido pela América Latina devido às experiências de unidade e integração, e o “espírito de solidariedade que esse evento levantou em diferentes sentidos”. A Assembleia será uma oportunidade de demonstrar como a igreja trabalha na busca da paz, da reconciliação, de caminhos de transformação para Cuba e a América Latina.

A Assembleia do CLAI realiza-se a cada seis anos. A Assembleia em Cuba teve a abertura no Teatro Lázaro Peña e faz suas sessões no Hotel Habana Livre. Você poderá acompanhar notícias da Assembleia Geral do CLAI aqui, neste blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...