quarta-feira, 29 de maio de 2013

Notícias ruins contagiam



Reproduzo aqui esta análise de Bruno Paes Manso, do Estadão (O Estado de S.Paulo), sobre uma tendência assustadora em nossa sociedade. Falei ainda na pregação de domingo passado sobre a banalização da notícia ruim e o quanto isso nos contagia. A análise de Bruno Paes Manso faz pensar:

“É difícil tentar explicar a loucura ou a irracionalidade. A crueldade em torno dos casos dos dentistas queimados se aproxima do inexplicável. Mas por que duas ações tão bizarras se repetem em menos de um mês? Se o primeiro caso parece se relacionar a algum tipo de distúrbio sádico do autor do crime, o segundo já parece ser resultado de uma espécie de contágio.

A repetição de escolhas trágicas por imitação já foi abordada por Émile Durkheim na descrição dos casos de sentinelas que se suicidavam na mesma guarita do acampamento militar de Boulogne com tiros na cabeça. O suicídio se estancou depois que queimaram a guarita.

Outros casos, como disparos em escolas americanas e motoristas que dirigem para se matar em estradas na contramão, também são exemplos de ações extremas que se repetem pela sugestão de tragédias anteriores. A superexposição de fatos como esses pode contaminar e influenciar escolhas.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...