quinta-feira, 2 de maio de 2013

O trabalho dignifica o homem?



“O trabalho dá-nos dignidade. Quem trabalha é digno, tem uma dignidade especial, de pessoa. O homem e a mulher que trabalham são dignos.” A frase é do Papa Francisco pela passagem do dia do trabalho, ontem. Parece ufanista, num mundo em crise econômica aguda.

Mas ele não fica nisso. “Muitos são os que querem trabalhar e não podem, o que é um peso em nossa consciência, porque quando a sociedade é organizada de tal maneira que nem todos têm a possibilidade de trabalhar e de serem erguidos pela dignidade do trabalho, tal sociedade não está bem e não é justa”, emendou.

A dignidade do trabalho é um paradigma universal e unânime, válido há séculos, mas que precisa ser revisto. Cada vez mais nações têm taxas de desemprego beirando os 25 por cento; um número frio, mas que fica mais palpável se eu digo que nesses países um em cada quatro adultos aptos ao trabalho não consegue trabalho. Num ambiente assim, a dignidade se foi para os desempregados e também para os empregados.

Explico. Para os desempregados, por óbvio, a procura por algo que fazer para sustentar a vida e a família é uma tortura diária, que pode durar semanas, meses e até anos. O paradigma de que só é digno quem trabalha transforma-se num fardo demasiado pesado para ser suportado por muito tempo. Muitos vão à loucura, ao desespero, à depressão e até ao suicídio por conta do sentimento de “indignidade” que lhes causa a rejeição diária da ausência de uma vaga para trabalhar no que quer que seja. Em diversos países da Zona do Euro esta é a realidade de um trabalhador em cada grupo de quatro.

E os outros três, que ainda têm emprego, será que há dignidade em seu trabalho? Não quando perder o emprego é uma ameaça real, diária, avassaladora. O medo de perder o trabalho também é humilhante. Nessas condições de emprego, muitos veem-se obrigados a defender seu posto a qualquer preço, com um sentimento agudo de frustração, de modo irracional e solitário.

Num ambiente de trabalho em que cada posto vale ouro, quem ainda oferece vagas para trabalhar usa a sua condição para exigir cada vez mais e não raro faz chantagem com quem ocupa o posto. Há cada vez mais limites para quem está empregado e cada vez menos limites para quem oferece trabalho, numa escalada de violência moral inadmissível, torturante.

Num ambiente assim, aumenta cada vez mais o fosso entre o que é possível e o que é pedido em cada vez menos tempo. Tal sistema de trabalho torna-se implacável, e respeita cada vez menos a fragilidade da vida. Segundo a lei da oferta e da procura, o trabalhador tem de ser perfeito e neutro como as máquinas que o rodeiam. Aí, até o trabalho perde seu paradigma de dignidade. Nem mais, nem menos.

2 comentários:

  1. Parabéns , seu texto apresenta de forma clara a forma como os paradigmas dominantes atuam sobre a população simples, fazendo com que elas acreditem nas falsas verdades como óbvias.

    ResponderExcluir
  2. Sou de Joinville, mas moro em Matinhos utilizarei seu texto em sala de aula. grata

    ResponderExcluir

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...