terça-feira, 30 de outubro de 2012

Imagens para não esquecer




Duas fotos de Auschwitz, de 1945 e atual, foram fundidas...
A combinação ficou impressionante, trazendo os "fantasmas" do passado para o presente.
 
A historiadora holandesa Jo Teeuwisse teve uma ideia genial. Sobrepôs fotos atuais com fotos da época da segunda guerra mundial. O resultado é uma impressionante aula de história e uma lição para evocar a busca pela paz. É impressionante comparar ruas limpas, prédios restaurados e praças impecáveis com os campos de batalha que foram no passado. O projeto fantástico tem o sugestivo nome de “Ghosts of History” (Fantasmas da História), mostrando que o passado pode nos atingir diretamente no presente tranquilo e pacífico.
 Outro impressionante exemplo do resultado obtido por Jo Teeuwisse.

“Fiz as fotos por curiosidade e por causa da minha paixão por história, mas também para fazer as pessoas perceberem o contexto histórico de onde vivem. É importante pensarmos sobre a guerra”, explicou Teeuwisse em entrevista ao Opera Mundi. Ela começou o projeto com 300 fotografias antigas que comprou num mercado de pulgas em Amnsterdã.  Começou fazendo as montagens só para ver como ficaria. Com a ajuda de pessoas pela internet, que enviaram fotos atuais de outros locais da Europa inteira, Ela montou um grande portfólio, que você pode visitar aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...