quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Quanta água existe na Terra?




A ilustração acima mostra o planeta Terra junto a três pequenas esferas azuis. A esfera azul maior representa o volume total da água que há no nosso planeta em comparação ao tamanho total do planeta. As outras duas já estão contidas na grande, mas representam o quanto dessa água é doce e potável. O que surpreende é o tamanho reduzido das esferas de água em relação ao tamanho do resto do nosso planeta.

A primeira importante dedução a partir dessas comparações de volume é que a quantidade total de água na Terra é realmente muito pequena. Os oceanos representam apenas um finíssimo filme de água que envolve o planeta na sua superfície.

A esfera maior representa toda a água existente na Terra, com um volume de 1.386.000.000 de quilômetros cúbicos (km3). Esta esfera inclui toda a água dos oceanos, das calotas polares, dos lagos e rios, bem como as águas dos lençóis freáticos, a água que está em forma de vapor na atmosfera e até mesmo a água presente em todos os organismos vivos do planeta, como os animais, as plantas e até você.

Diante da exuberância líquida do planeta que costumamos chamar também de “planeta água”, esta esfera é muito pequena, não é mesmo?

Quanto desse total de água está disponível para manter a vida das pessoas e de todas as formas de vida existentes no planeta? Bem, aí está a esfera azul ao lado da grande, aquela de tamanho médio. Ela representa toda a água doce em estado líquido na superfície do nosso planeta (lençóis freáticos como o Aquífero Guarani, lagos de água doce, pântanos e rios). Dessa quantidade, 99 por cento é de lençóis freáticos, a maior parte inacessível para as populações humanas. O diâmetro dessa esfera de água doce líquida é de 272,8 quilômetros e o volume total de água contido nela é de 10.633.450 km3.

Excluindo os oceanos, esta é a água que a humanidade agride todos os dias com toda sorte de detritos químicos e orgânicos, nos rios que atravessam as megalópoles do planeta e nos lençóis freáticos atingidos por toda esta poluição.

Agora, você consegue ver aquela esfera azul minúscula do lado das outras duas?  Esta é a parte da água imediatamente disponível para manter toda a vida da Terra. Desses poucos recursos depende a sobrevivência diária de toda a exuberância da vida na superfície do planeta Terra, inclusive a nossa. O volume desta minúscula esfera é de 93.113 km3, com um diâmetro de pouco mais de 56 quilômetros, ou seja, a distância entre Blumenau e o litoral. É muito pouco para que a gente fique desperdiçando e tratando com tanto desleixo...

(Os dados são de Igor Shiklomanov, na obra “Water in Crisis: A Guide to the World's Fresh Water Resources”. Ilustração de Jack Cook). Leia a informação na íntegra aqui, inclusive com uma tabela dos volumes de água existentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...