Jogo ensina a salvar o urso polar



A GEOlino, uma revista científica alemã para crianças, queria explicar a seus jovens leitores os efeitos do aquecimento global, não de uma forma aborrecida e feita só de teoria, mas de maneira prática e própria para as crianças. Para isso, a agência Kolle Rebbe, desenvolveu o Meltdown, primeiro jogo de tabuleiro que derrete. O objetivo do jogo é levar uma família de ursos polares por sobre blocos de gelo flutuantes para a segurança do continente.

É uma corrida contra o tempo, já que o caminho é feito de blocos de gelo reais e que vão derretendo lentamente. Os pedaços de gelo são feitos a partir de um molde no qual a criança coloca água e vai para o congelador para formar o tabuleiro do jogo. Acompanham dados e uma família de ursinhos polares, que devem caminhar sobre os blocos de gelo, dispostos sobre uma esponja, que representa o oceano com uma pequena ilha típica do Ártico no centro.

O jogo, além de promover a comunhão familiar, desperta desde cedo a preocupação em salvar vidas ameaçadas por problemas ambientais criados pela ação do ser humano no planeta. Embora os ursos salvos não sejam reais, o que vale no jogo é o princípio pedagógico por trás da ideia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ócio e o negócio

O boato do filme Corpus Christi

Origem do termo “América Latina”