terça-feira, 9 de abril de 2013

Luz verde para o Galo Verde



Momento em que estou apresentando o Galo Verde aos delegados e delegadas da assembleia sinodal

Com apenas seis abstenções, os delegados e as delegadas da 17ª Assembleia Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, dia 6 de abril em Blumenau (SC), aprovaram moção de reconhecimento do Projeto Ambiental Galo Verde-PAGV.

A moção, encaminhada pelo grupo idealizador que se formou em outubro do ano passado, pedia o reconhecimento do PAGV como grupo de trabalho no sínodo, com reconhecimento oficial. A moção também pedia recomendação do PAGV para outros sínodos e para a IECLB e reconhecimento do seu caráter ecumênico, com abertura para pedir parceria com igrejas irmãs. 

O principal objetivo do PAGV, inspirado na ação do Der Grüne Hahn há 15 anos na Alemanha, é implantar, monitorar e certificar iniciativas ambientais em comunidades, instituições e eventos no âmbito eclesial. 

“Queremos apaixonar nossas comunidades e instituições pela ideia de assumir responsabilidade pela Criação e de implantar projetos que concretizem isso”, disse o pastor Clovis Horst Lindner durante a assembleia na comunidade Itoupava Rega II. “Para isso, basta que vocês digam ‘nós queremos!’; e o PAGV ajudará vocês a implantar o projeto”, desafiou Lindner.

“A proposta do PAGV é tirar a nossa igreja da zona de conforto, para promover ações concretas no controle da destruição ambiental em nosso meio”, disse o pastor sinodal Breno Carlos Willrich.

Sobre o Galo Verde – O núcleo de reflexão do Projeto Ambiental Galo Verde-PAGV é integrado por voluntários e voluntárias, pastores da IECLB, representantes da Igreja Católica Romana, ambientalistas e técnicos ambientais. O primeiro projeto piloto foi implantado em março na paróquia luterana do bairro Itoupava Central, em Blumenau. Um segundo projeto piloto deve acompanhar a construção da nova sede sinodal do Sínodo Vale do Itajaí. O PAGV está aberto para ajudar interessados a implantar projetos ambientais para futura certificação em comunidades, igrejas, retiros e eventos, em caráter ecumênico. O PAGV também se interessa em parcerias com outros sínodos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3340-8081, ou pelo e-mail clovishl@mythos.art.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...