segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Os três grandes problemas da Aldeia


Hoje, a comunidade científica está cada vez mais inquieta com três grandes problemas que se avolumam e não têm solução à vista:

A Crise Social – Ela consiste no fosso cada vez maior entre ricos e pobres. Cerca de 20% dos mais ricos do mundo consomem 80% de tudo que se produz e, em seu consumo desmedido, poluem o planeta. Se cada pessoa que vive hoje no mundo quisesse viver conforme o padrão de consumo médio norte-americano, seriam necessários dois e meio planetas Terra.

A Crise do Sistema de Trabalho – A modernização tecnológica e a robotização dispensam cada vez mais a força do trabalho humano. O uso de alta tecnologia gera sempre mais desemprego e acumulação de riquezas nas mãos dos grandes empresários. Como resultado, temos pobreza endêmica, violência generalizada e apelo à contravenção como meios de sobrevivência. Vivemos uma guerra civil e o caos social.

A Crise Ambiental – Os recursos renováveis do planeta Terra estão chegando à exaustão. O ser humano se constitui no “câncer da Terra”. O modelo civilizatório em curso destruirá o planeta em poucas gerações. Se não tratarmos a nossa casa (oikos) global como um organismo vivo, que precisa de cuidados especiais, acabaremos por destruir o único lar que temos no universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...