quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quem são os piratas?



Este documentário é longo. Mas recomendo que você tire os 23 minutos necessários para vê-lo. Agradeço ao Norival por me enviar o link e me mostrar a trilha que leva a ele. É chocante. Profundamente realista e de uma impressionante clareza de argumentação. Lança um olhar contundente sobre a impressionante história dos piratas da Somália, que volta e meia reaparecem nos noticiários internacionais como bandidos desalmados, que sequestram navios em troca de um resgate. Veja você mesmo esta história, neste documentário do produtor e diretor espanhol Juan Falque.

O que é um pirata? Nos filmes que estamos tão acostumados a ver, o pirata é um bandido que se dedica ao roubo e ao saque marítimo. Apropria-se daquilo que não lhe pertence e o faz fortemente armado e à margem da lei. Esta definição continua mais verdadeira do que nunca, neste documentário. Mas continue apenas acreditando nos filmes com Jonny Deep, porque na vida real os piratas não são os piratas que nos apresentam como sendo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...