sexta-feira, 27 de julho de 2012

Exército ignora pedidos da justiça


Segundo o ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, uma das maiores dificuldades enfrentadas pela Comissão Nacional da Verdade (CNV), da qual é membro, é a constatação de que muitos documentos sobre a repressão política durante a ditadura foram eliminados. “Muitos arquivos foram queimados”, disse ele.

O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Gilson Dipp, coordenador da CNV, conta que a comissão já realizou uma série de requisições às Forças Armadas, “mas ainda estamos esperando resposta”. Queremos saber se há documentos e, se não há, quem destruiu ou quem determinou a destruição, completou Dipp.

Questionado sobre a possível falta de cooperação dos comandos militares aos pedidos da CNV, Gilson Dipp argumentou que “o momento pelo qual passa a sociedade brasileira não justifica que não haja colaboração de todos os órgãos institucionais, inclusive porque eles têm a obrigação legal de informar”. As informações foram colhidas no lançamento da Comissão da Verdade da Ordem dos Advogados do Brasil, ontem dia 26 de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...