sexta-feira, 25 de junho de 2010

Um lugar genial sobre a genialidade humana



Este espetacular arquivo da genialidade humana é coisa do milionário excêntrico Jay Walker. A Library of Human Imagination (Biblioteca da Imaginação Humana) é uma verdadeira Disneylândia intelectual, um parque performático da genialidade (e também dos delírios e exageros) da espécie humana ao longo da história. O espaço é montado como uma mistura arquitetônica de biblioteca clássica de atmosfera vitoriana e arranjo hi-tech, com painéis de vidro iluminados com luzes azuladas que formam desenhos das grandes conquistas da humanidade.

Mas não tem só desenhos bonitos na escada. Walker investiu milhões numa coleção particular única, que tem obras exclusivas, que não estão nem nas melhores bibliotecas do planeta. Estão ali uma Bíblia escrita a mão por monges em 1240, o primeiro livro médico ilustrado do mundo, publicado em 1499, o primeiro mapa a colocar o Sol como centro do universo conhecido, de 1699, o guardanapo em que Roosevelt desenhou a estratégia para vencer a Segunda Guerra Mundial quatro meses depois de Pearl Harbor, um Sputnik Original (1957) e muito mais.

O único problema, por enquanto, é que Walker fechou o espaço para um público muito seleto. Ele, a sua esposa, e os amigos da família... Além destes, somente convidados muito especiais, como cientistas e pensadores escolhidos a dedo. Exceções são alguns universitários, governantes, políticos de prestígio e inventores que se inspiram ali para suas invenções. Todos escolhidos pelo casal Walker. Enquanto isso, ficamos na torcida para, um dia, visitar a mais impressionante biblioteca jamais montada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...