sexta-feira, 3 de junho de 2011

Nosso preconceito escancarado


Esta imagem tornou-se bem corriqueira na mídia: uma mulher muçulmana com o seu típico traje, usando inclusive o véu, que tem incomodado muita gente. Mas a foto é também um importante infográfico, que desmascara o nosso preconceito em relação ao mundo islâmico.

O véu da mulher é, na verdade, formado de três peças de diferentes cores, cujo significado é explicado pela legenda ao lado, colocada debaixo do título: “Generalização sobre Muçulmanos”.

No véu, a cor preta representa o total de muçulmanos no mundo, que é de um bilhão e 500 milhões de pessoas. A parte azul do véu, que é uma parte bem pequena em relação ao preto, representa os muçulmanos ligados ao movimento radical Talibã, que é de 36 milhões de pessoas. A parte vermelha do véu, que é ainda menor que a azul, representa os muçulmanos ligados ao grupo terrorista Al-Qaeda, que é de 10 milhões de pessoas.

A imagem, que retirei do blog do Marcelo Tas (http://blogdotas.terra.com.br/), foi desenvolvida pelo instituto Millward Brown, cujo slogan é “Um gráfico diz tudo”. De fato, este infográfico diz mais que tudo sobre como o ocidente está equivocado em relação ao universo muçulmano.

Um comentário:

  1. Pois é Clóvis, eu fui até a origem e ví quem criou a propaganda, são brasileiros. Viste isso?
    Marcelo Job - Porto Alegre

    ResponderExcluir

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...