sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Pastora da IECLB será secretária-geral do CONIC



A pastora Romi Márcia Bencke, da IECLB, é a primeira mulher que irá assumir a secretaria geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC). Ela foi a escolhida no processo de seleção realizado pela diretoria da entidade ecumênica brasileira, durante sua reunião de 30 de julho a 1º de agosto, em Brasília (DF). 

“A decisão foi unânime e aponta para um novo momento da entidade”, resumiu o pastor sinodal Altemir Labes (Sínodo Nordeste Gaúcho), que integra a diretoria.

Com ampla vivência ecumênica, a pastora Romi já trabalhou no Centro Ecumênico de Capacitação e Assessoria (CECA), em São Leopoldo (RS), participou da comissão da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 e da Comissão Teológica do CONIC. Como teóloga, concentrou sua atuação nas áreas de Gênero e Pastoral. Atualmente, é pastora voluntária em Brasília.

A pastora da IECLB deve substituir o rev. Luiz Alberto Barbosa, que foi destituído da função em 21 de dezembro do ano passado. Em vista de sua demissão, Barbosa está entrando com um processo trabalhista contra o CONIC, reclamando horas extras, incorporação de benefícios, acúmulo de funções e assédio moral por questões trabalhistas. 

A queixa maior de Barbosa diz respeito ao que ele classificou de abuso moral. “Fui extremamente ofendido em reunião (da diretoria), realizada no dia 9 de setembro, quando fizeram observações sobre a minha vida privada”, defendeu-se o ex-secretário-geral.

Barbosa foi desligado do CONIC porque “não correspondeu às expectativas, ao que queríamos”, alegou o presidente do organismo, bispo dom Manoel João Francisco. 

Barbosa revelou também que sofre pressão de sua própria igreja para retirar o processo, mas não pretende ceder. A atual gestão do CONIC , apontou, é extremamente conservadora e vê nela um retrocesso na caminhada ecumênica, justamente nesse período em que o organismo completa 30 anos de existência.  
(Fontes: ALC e Sínodo Nordeste Gaúcho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...