quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Fórum por uma Palestina livre



Em meio ao novo conflito entre Israel e Palestina, o Fórum Mundial Palestina Livre, que será realizado em Porto Alegre de hoje até sábado, 29 de novembro a 1º de dezembro, ganha mais importância para os ativistas da pacificação e autodeterminação do povo palestino.

A comunidade israelita no Brasil está protestando contra a realização do fórum e se opondo a apoios oficiais. Mas, para o presidente da Federação Árabe-Palestina no Brasil Elayyan Aladdin, os termos da comunidade judaica são infundados. Ele convida os israelitas a participar do evento para, quem sabe, “ver no horizonte um caminho para chegarmos à paz”. Ele diz que o principal foco do evento será levar a mensagem dos palestinos ao mundo, buscando uma mobilização real em defesa do direito de criação do estado Palestino.

Todas as atividades ocorrerão na Usina do Gasômetro, Assembleia Legislativa do RS (AL-RS) e campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). As atividades estarão centralizadas em Porto Alegre, mas também integra a programação o Fórum de Autoridades Locais, que será realizado em Canoas.

Os eixos norteadores dos debates que surgirão nos três dias de Fórum Mundial Palestina Livre são autodeterminação e direito de retorno do povo palestino; direitos humanos, direito internacional e julgamento de criminosos de guerra; estratégias de luta e solidariedade - boicote, desinvestimento e sanções (BDS) contra Israel; por um mundo sem muros, bloqueios, discriminação racista e patriarcado e resistência popular palestina e o apoio dos movimentos sociais.

 Hoje à tarde (17h00) acontece a Marcha de Solidariedade à Palestina, que encerra com show de abertura do Fórum, às 20 horas, no Gasômetro. Já no dia 30 de novembro, das 13 horas às 20 horas, o parlamento gaúcho irá realizar o “Fórum Parlamentar Mundial - Palestina Livre”, que reunirá exclusivamente parlamentares brasileiros e palestinos. Este evento será realizado no Plenarinho da Assembleia Legislativa gaúcha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...