quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Desmond Tutu aniversaria hoje


O arcebispo anglicano Desmond Tutu completa hoje (7/10) 79 anos. Ele está aposentado das funções religiosas há 14 anos, mas nunca deixou de se envolver em negociações para a solução de conflitos. Em julho, anunciou que passaria a ter uma agenda mais leve. Agora, anuncia que vai retirar-se da vida pública.

Ordenado em 1960, fez da sua igreja, no bairro negro de Soweto, um local de encontros e discussões da resistência ao regime do apartheid, da África do Sul. Com menos de 30 anos, ele já era um dos mais abertos críticos da política racista. Pregava a resistência nas comunidades negras carentes, mas sempre pacificamente, como secretário-geral do Conselho das Igrejas da África do Sul.

Em 1984 recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Dois anos depois, tornou-se o primeiro arcebispo anglicano negro da Cidade do Cabo. Logo depois do fim do apartheid, em 1995, presidiu a Comissão da Verdade e Reconciliação, que investigou crimes cometidos durante o regime racista. Ao lado de Nelson Mandela, é herói na África do Sul e em todo o continente africano.

Tutu também fez campanhas de esclarecimento contra o vírus HIV e a aids, além da homofobia e do racismo em geral. Em várias ocasiões, defendeu a causa palestina no Oriente Médio, o fim dos conflitos na Faixa de Gaza e comparou o sionismo ao apartheid. Israel não permitia a entrada dele no país até 2008.

“Vamos sentir falta do seu senso de humor, mesmo ao tratar das questões políticas mais delicadas”, disse Brian Sokutu, porta-voz da Comissão Nacional Sul-Africana, partido do presidente Jacob Zuma e de Nelson Mandela. “Verdadeiro com o seu caráter, Tutu nunca calou sua voz ao defender as campanhas para acabar com o regime do apartheid”.

Tutu celebra seu aniversário com a esposa Leah a bordo de um navio de estudos, o September At Sea, ancorado na Cidade do Cabo, de onde parte amanhã para as Ilhas Maurício. De lá, irá para a Índia, o Vietnã, o Japão e o Havaí, antes de chegar a San Diego (EUA), em dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...