quinta-feira, 14 de abril de 2011

O significado do ovo de Páscoa


Foto: Jens Meyer/AP

O casal alemão Christa e Volker Kraft decorou uma árvore com 9.800 ovos de Páscoa no jardim de sua casa, em Saalfeld, na Alemanha. Christa e Volker Kraft montam a árvore com os ovos de Páscoa há mais de 40 anos.

Esta é uma tradição ainda bastante desconhecida por aqui. Temos alguns ovos pendurados num pequeno arbusto, no nosso jardim, e uma árvore de Páscoa dentro de casa, montada num galho seco. Fica muito decorativo e bonito. Transmite o significado da nova vida que brota, depois do inverno gelado no hemisfério norte. O ovo tem um significado muito especial em relação à Páscoa, que tem origem nos tempos em que Roma perseguia os cristãos e os matava.

Diz a lenda que a filha do faraó egípcio, que vivia em Alexandria quando o Egito era governado pelo imperador romano Maxentius, falou ao soberano sobre esse Jesus, que havia sido crucificado pelos romanos e que se dizia ter ressuscitado. Apesar de ter gostado das muitas histórias que ela lhe havia contado sobre Jesus, riu dessa história de sua ressurreição. “Eu só acredito nessa tua história se puderes suscitar vida nova de uma pedra”, desafiou Maxentius. Desapontada, a filha do faraó teve uma idéia: comprou um ovo choco de um colono e o levou a Maxentius no dia seguinte. Ela mostrou o ovo ao imperador, enquanto o pintinho abria um buraco na dura casca e, lentamente, se libertava dela. Maxentius observava atentamente e não ria mais. “Aparentemente morto, mas vivo todavia”, disse-lhe a filha do faraó. Diz a lenda que o imperador ficou muito pensativo depois disso.

Foi dessa maneira que o ovo entrou na história da Páscoa, para explicar o que nenhum ser humano pode compreender pela razão, que Jesus Cristo ressuscitou na Páscoa. O ovo representa o renovo de vida que brota do sepulcro aberto na manhã de Páscoa. Depois da horrenda morte de Jesus na cruz, contra todas as evidências que se apresentam no seu corpo destroçado pela dor e pelo sofrimento, ele ressurge. Jesus torna-se vida para salvação. Essa mensagem nos enche de esperança e nos anima até quando queremos desistir de tudo, por exemplo, diante de atos estúpidos como o massacre no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...