quarta-feira, 20 de abril de 2011

Vai em paz, Hulda!

Hulda Hertel está à direita, nesta foto.

Morreu, nesta noite, a irmã Hulda Hertel. Deus a levou, depois de uma luta desesperadora contra o câncer. Toda a comunidade do Ministério Ordenado da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil está com o peito apertado... a dor tomando conta. Ela morreu ontem à noite, no Moinhos de Vento, em Porto Alegre. Será enterrada amanhã, na Casa Matriz de Diaconisas.

Hulda, mulher admirável, que se fez diaconisa e não titubeou em tornar-se também teóloga e pastora... tudo para cumprir bem, cumprir plenamente a missão que se havia proposto. Sua morte causa dor e revolta. Acho que Deus exagerou na dose, nessa história da Hulda. Do mesmo jeito que ele exagerou em lançar sobre o seu filho todo o pecado da humanidade. Que neste vácuo de 33 horas, em que jaz estático o corpo de alguém que jamais demonstrou cansaço em vida, que nunca se entregou, para quem jamais houve qualquer tarefa difícil demais... que neste vácuo de 33 horas de despedida, Deus também exagere no seu consolo aos nossos corações magoados.

A Hulda não merecia tanta dor, tanto sofrimento, tanta esperança cancelada, adiada, rejeitada... Mesmo assim, que o Deus que sabe o que faz, a receba. A entregamos sob protesto, mesmo que resignados, confiadamente em suas mãos. Não compreendemos, mas confiamos no seu amor, que saberá também cicatrizar esta ferida. Vai em paz, Hulda! A tua dor cessou. Nós permanecemos aqui, enquanto Deus permitir, para continuar a tua luta.

7 comentários:

  1. Obrigada Clovis...assim consegui chorar e colocar para fora minha dor e também revolta...
    Esta foto...que colocaste foi do nosso envio para a Alemanha...A Pa. Hulda foi minha assistente. Abracos, Claudete

    ResponderExcluir
  2. Clovis, obrigado por tuas palavras-.Hulda foi minha mao direita em Brasilia, quando edificamos a creche Cantinho do Girassol. Uma incansavel trabalhadora na seara do Senhor, de uma fé inabalavel e enorme engajamento na comunidade. A IECLB perde uma grande obreira e minha esposa e eu uma grande amiga. Que Deus a tenha em sua paz!
    Schlieper

    ResponderExcluir
  3. Grato amigos e amigas... choremos a perda da Hulda... caminhos bons trilhamos juntos desde a época de 70 em Ivoti... depois peleias pelo Catecumenato Permanente... e os diálogos intermitentes para com o reconhecimento integral de 04 ministérios na IECLB... No entanto apenas um com poder: o pastoral... por isso Hulda foi e galgou este também... Agora que sua carne e ossos possam descansar e o reconhecer da fragilidade humana na esperança do ressuscitado encoragem-nos a testemunhos audaciosos de que o Senhor Vive: vencendo morte e todas as formas de dor que Hulda tb ensinou-nos humildemente a lutar contra... Nilo B. Kolling, Palmitos/SC

    ResponderExcluir
  4. A Hulda eh minha tia e madrinha. Mas ela eh muito mais do que isso. Quando eu era pequena costumava falar que queria mudar meu nome e me chamar Hulda também. Estudei na CMD e depois trabalhei com ela no Cantinho do Girassol. Apos muitos anos acabei voltando para Brasília e hoje - tal como Claudete - tive que chorar aqui em Brasília porque nao consegui viajar para o enterro e viver esse momento de despedida. Gostei das palavras do pastor Lindner porque eu também me perguntei varias vezes ao longo desse ultimo ano porque ela precisava sofrer tanto, como se toda a dor que ela ajudou a curar em outras pessoas tivesse voltado. Mas ela soube suportar tudo isso de uma forma incrível. Vamos sentir a falta dela mas também sabemos que agora ela podera descansar em paz! Wivian ou Schwester Wivian como ela me chamava.

    ResponderExcluir
  5. SOU UMA DAS MILHARES DE CRIANÇAS QUE DEUS EM SUA INFINITA BONDADE PRESENTEOU COM O AMOR DA IR. HULDA NA CIDADE DE CEILÂNDIA NORTE DF. NÃO TENHO PALAVRAS PARA EXPRESSAR O QUE O MEU CORAÇÃO SENTE NESTE MOMENTO. MAS SEI EXATAMENTE O QUE SINTO QUANDO ME LEMBRO DELA, ALEGRIA CORAGEM, FORÇA, VIDA,ATITUDE,JUSTIÇA, JUVENTUDE...
    AGRADEÇO A DEUS POR CADA DIA QUE PASSEI AO LADO DELA. DESEJO NESTE MOMENTO QUE DEUS ENVIE SEU ESPIRITO SANTO CONSOLADOR NA VIDA DE CADA PESSOA QUE CHORA ESTA DOR, E QUE A RECEBA COM MUITO AMOR E QUE NA PRESENÇA DELE ELA POSSA DIZER: "COMBATI UM BOM COMBATE ACABEI A CARREIRA,GUARDEI A FÉ.DESDE AGORA A COROA DA JUSTIÇA ME ESTÁ GUARDADA, A QUAL O SENHOR, JUSTO JUIZ, ME DARÁ NAQUELE DIA."2Tm4:7-8b
    UM GRANDE ABRAÇO A TODOS
    LUCIANA TORQUATO EVANGELISTA

    ResponderExcluir
  6. Hulda nos deixa com saudades porque colocou sua vida a serviço do próximo, com amor e dedicação, nos deixando seu exemplo para que possamos honrá-la, seguindo-o. Que Deus nos abençoe a todos e nos console em nossa dor.

    ResponderExcluir
  7. Pastora Hulda foi uma pessoa admiravel e ter a felicidade de conhece-la foi uma benção de Deus. Serviu a primeira comunhão para o meu filho Henrique Samuel.
    Que Deus acolha sua alma em seu paraiso. Amém
    Reiner Modro

    ResponderExcluir

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...