quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Imitamos até os problemas deles


No dia 9 de agosto de 1968, a revista americana “Life” saiu com esta foto na capa. Ela não representa uma orgulhosa companhia aérea americana apresentando toda a sua frota. Ao contrário, mostra um gigantesco congestionamento no aeroporto La Guardia, em Nova York.

A foto foi tirada numa das muitas “Sextas-feiras Negras” da aviação norte-americana na época, que enfrentava a situação caótica de inúmeros vôos atrasados, e foi descrita pela revista numa ampla reportagem de capa naquela edição. O caos reinava não só naquele aeroporto nova-iorquino, mas em todo o espaço aéreo dos EUA e era fruto direto do crescimento daquele país.

É engraçado como o mundo dá voltas. A popularização dos vôos e a ascensão social das classes C e D causaram exatamente o mesmo fenômeno nos EUA, há 45 anos, que está causando no Brasil de hoje. Eis que, num ritmo inédito de crescimento, o Brasil embarca num caos parecido em pleno século 21. Será mera coincidência ou simples conseqüência do crescimento desordenado de uma nação que quer figurar entre as maiores do mundo? Deixo a pergunta no ar, para que você mesmo faça seu julgamento.

Talvez, depois de passar pela crise dos aeroportos congestionados e dos vôos atrasados, imitemos também diversas outras crises norte-americanas e findemos no caos econômico, ambiental e social em que eles se encontram atualmente... Nossa capacidade de imitação não tem limites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...