quarta-feira, 13 de junho de 2012
To be or not to be?
Este vídeo demonstra que a dúvida de Hamlet não é mera retórica de teatro. Os povos originários da Terra Brasilis estão sendo confrontados com a dúvida existencial do personagem de Shakespeare no confronto diário com a civilização. Discriminação na escola, no emprego, nas ruas, na vizinhança, nos círculos de amigos... Preconceito nos ambientes em que são identificados... Disfarçar a aparência de índio para fugir da dor da pecha... Um estigma escrito na pele, no cabelo liso, nos olhos puxados, na dificuldade com a língua portuguesa... O dedo apontado: "você é índio!"
Tudo isso contribui para a dúvida avassaladora, que dói no peito como uma flechada... Ser ou não ser? To be or not to be?
Na fuga desesperada da identidade marcada em cada detalhe, a pintura agora não é mais na pele, mas no disfarce da cor do cabelo, nas unhas com esmalte, na maquiagem para mudar o tom da pele, no corte de cabelo estilo Neymar, no brinco moderninho com jeito de surfista.
O preconceito se eterniza na maior cidade da Floresta amazônica, último território dos povos originários de uma terra outrora de domínio exclusivo dessa gente.
Por toda a história do Brasil, os indígenas sempre foram agredidos, segregados e exterminados pelo homem branco. Hoje, há uma nova forma de extermínio, lenta e silenciosa. Este vídeo produzido em Manaus (2011), dirigido por Leo Moura, é uma pequena amostra da dura realidade enfrentada pelos indígenas na metrópole da floresta.Assista e tire suas próprias conclusões.
FICHA TÉCNICA:
Direção: Leo Mura
Assistente de Direção: Marcos César
Editor: Eduardo Hübner
Diretor de Produção: Anderson Mendes
Diretor de Fotografia: Wolfgang Brög
Assistente de Cinegrafia: Dário Matos
Técnico de Som: Reldson de Paula
Microfonista: Linconl Mar
Elenco: Idelson Mouta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO
No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...

-
Em sua obra “Either/Or” (Ou isso, ou aquilo), o filósofo e teólogo Soren Kierkegaard (1813-1855), o pai do existencialismo, conta uma histó...
-
O velhinho da Casa Monstro diz: " Fique longe do meu gramado!!! " O CLAI teve que adiar a assembleia em Havana e, para mim...
-
No dia 15 de abril, há 100 anos, o Titanic batia num iceberg e afundava. É o épico dos épicos dos desastres marítimos de todos os tempos. U...
Caro Clovis Horst Lindner,
ResponderExcluirFiquei muito feliz ao receber, por meio de uma querida amiga que agora mora no Rio Grande do Sul, a informação desta postagem.
Agradeço profundamente o seu apoio na divulgação desta obra e espero que as pessoas conscientes de todo o Brasil possam conhecer esta situação e participar do debate sobre os direitos dos primeiros brasileiros que, após mais de 5 séculos de exploração e usurpação, são destituídos até do direito de contruir sua identidade étnica em consonância com sua ascendência indígena.
Obrigado por assistir este singelo documentário e mais ainda pelo apoio à divulgação do tema.
Atenciosamente,
Marcos César de Oliveira Pinheiro
Manaus-AM
Olá Marcos César,
ExcluirEstamos juntos na luta contra qualquer tipo de preconceito e violência.
Paz e bem,
Clovis