Portugal, um Estado brasileiro?

A terrinha não seria um dos mais ricos, mas certamente um dos mais belos Estados brasileiros.


Em artigo publicado na edição de 25 de março, a equipe de colunistas da seção Lex do Financial Times sugere que Portugal seja anexado ao Brasil para sair da crise econômica e política em que vive. Segundo o jornal, tornar-se um dos estados da federação brasileira seria um bom negócio para o país dos conquistadores – a antiga colônia, que já naquela época foi a salvação para um reino endividado até o pescoço. Portugal nem seria um dos maiores estados no Brasil, pois tem apenas cinco por cento da população e um décimo do PIB brasileiros.

A verdade é que Portugal é a próxima pedra do tabuleiro europeu a ser tomada no complicado tabuleiro do Euro. Por conta da grave crise, o premiê socialista José Sócrates renunciou ao cargo no último dia 23, após ver seu plano de austeridade ser rejeitado pela Assembleia Nacional Portuguesa pela quarta vez. De acordo com o presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Juncker, Portugal precisaria de um empréstimo de 75 bilhões de euros (cerca de R$ 175 bilhões) para solucionar seu alto endividamento e o déficit público. Antes de renunciar, Sócrates resistia aceitar ajuda externa.

Para o Financial Times, apesar da perda de status, Portugal sairia ganhando caso se tornasse um estado brasileiro: “A antiga colônia tem algo a oferecer, mesmo para além da diminuição dos ‘spreads’ de crédito e, proporcionalmente, déficits e contas correntes governamentais muito mais baixos. O Brasil é um dos BRIC, o centro emergente do poder mundial. Isto soa melhor lar que uma cansada e velha União Européia”, escreve a matéria do diário britânico. Segundo o jornal, a União Européia vê em Portugal um membro problemático: “Sem governo, elevada resistência à austeridade e crônico desempenho econômico”. (Com informações do Portal de Imprensa)

Comentários

  1. Eita ser virar o estado brasileiro,acho so pode virar em 2024 la o brasil tera a melhor qualidade de vida do mundo e sera 2° país mais rico do mundo,eu te garanto tudo mundo iria morar la.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O ócio e o negócio

O boato do filme Corpus Christi

Origem do termo “América Latina”