Traço irônico e certeiro


Um blog que merece sua visita diária – porque faz refletir de forma crítica –, é o do cartunista católico espanhol Jose Luis Cortés (http://blogs.periodistadigital.com/hermano-cortes.php/). Às vezes de forma reflexiva, outras de maneira contundente, e diversas vezes de forma ácida e irônica, ele coloca o dedo nas contradições existentes entre o evangelho e a ortodoxia da igreja. A tradição atropela o evangelho, mutila a fé genuína e reduz o evangelho a uma sequência infindável de regras e dogmas.

As contradições que ele flagra no arcabouço dogmático cristão chegam a chacoalhar a gente e fazer pensar que, infelizmente, é a própria igreja a maior culpada por hoje ser tão amplamente ridicularizada e vista como ultrapassada. Visite e reflita. Vale a pena.

A charge acima é só um dos muitos exemplos de como o “Hermano Cortés”, com seu traço preciso e seu texto contundente, lança um novo olhar sobre a nossa pequena fé, quase sempre engessada pela tradição e por preceitos pseudo-morais que pouco ajudam no testemunho profético da igreja.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O ócio e o negócio

O boato do filme Corpus Christi

Origem do termo “América Latina”