segunda-feira, 30 de maio de 2011

Juana é a mais velha do mundo


A cubana Juana Bautista de la Candelaria Roduiguez completou 126 anos em 2 de fevereiro. Com essa idade, ela é a pessoa mais velha de que se tenha conhecimento no mundo. Mas Juana, que vive em Campechuela, província de Granma-Cuba, não é mencionada no Guinness World Records. No dia 18 de maio o livro dos recordes anunciou que a mineira Maria Gomes Valentim, de Carangola, com 114 anos e 313 dias, seria a pessoa mais velha do mundo. A brasileira substituiu a norte-americana Besse Cooper.

O Guinness, publicado pela primeira vez em 1955, não faz restrições a qualquer nacionalidade, tanto que outros cubanos já apareceram no livro. A publicação alega que o nome de Juana está fora porque desconhecem o caso. Para provar sua idade, o requerente precisa ter uma certidão de nascimento original emitida até 20 anos após a data de nascimento e provas de que continua viva. Os familiares garantem que o comprovante da idade de Juana está no cartório de Campechuela. Ela foi registrada 25 dias após seu nascimento.

A expectativa de vida em Cuba é de 78 anos para homens e 80,2 para mulheres. Na ilha, vivem 1.551 pessoas com mais de 100 anos de idade. Atualmente vivem no país caribenho dez centenários a mais do que em 2010. (Com informações do Opera Mundi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...