quarta-feira, 18 de maio de 2011

Vila Sésamo contra a intolerância

Personagens e produtores da Shra’a Simsim em evento de apresentação do programa.

Em meio a um conflito que dura mais de 60 anos, uma nova comitiva chegou para promover a paz entre israelenses e palestinos. Em Israel, Gaza e na Cisjordânia, Garibaldo, Elmo, Ênio, Cookie Monster e sua turma da Vila Sésamo tentam superar as diferenças e transmitir mensagens de paz e tolerância para as crianças do Oriente Médio.

De acordo com a Unicef, as crianças são maioria nas populações dos territórios palestinos e as principais afetadas pelos conflitos. Pensando nisso, a Sesame Workshop – instituição norte-americana sem fins lucrativos que produz o programa – criou o Shra’a Simsim, personalizando as histórias e personagens de acordo com a realidade vivida pelas crianças de ambos os povos. Todo o enfoque do programa foi pensado após extensas pesquisas realizadas com crianças palestinas e israelenses.

Episódios que mostram a necessidade de união de todos para enfrentar catástrofes, ou que falam de superar diferenças religiosas ou de gênero são temas corriqueiros dos programas, que são voltados para as necessidades das crianças israelenses e palestinas, falando de cooperação e aceitação mútua, objetivando fazer as crianças entenderem que em grupo, independente das opções de cada indivíduo, podem causar mudanças positivas nas próprias comunidades.

“Nós acreditamos que a transmissão de mensagens positivas para as crianças, com programas que falem a língua deles, que reflitam a realidade com a qual estão acostumados e que tratem dos problemas que eles enfrentam diariamente, pode trazer sorrisos e, finalmente, a esperança”, disse o diretor do programa. (Com informações do Opera Mundi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...