quinta-feira, 28 de julho de 2011

Energia que vem do telhado


O templo da igreja evangélica de Mittelheim é o primeiro na região do Médio Reno, na Alemanha, a produzir energia elétrica a partir do seu telhado. Células fotovoltaicas, as populares placas de captação de energia solar, foram instaladas no teto da igreja para captar a energia do Sol e transformá-la em eletricidade. Por razões estéticas ou por serem da idade média, muitos telhados de igrejas não são próprios para receber as tais placas captadoras de energia renovável, ecologicamente sustentáveis. O novo telhado ficou tão bem no templo de Mittelheim que alguns membros até consideram que a visão ficou mais bonita agora. Ganho para o meio ambiente.

Ainda não estamos preparados para um passo como esse. Mas bem que algumas iniciativas amigas da natureza poderiam se tornar um doce desafio para os nossos presbitérios locais, dando mais suporte ao nosso discurso em favor da natureza, num ano em que propomos "Paz na Criação de Deus".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...