quinta-feira, 7 de julho de 2011

Desespero por causa de saúde



Um americano identificado como James Verone, de 59 anos, entrou em um banco de Gastonia (Carolina do Norte) para roubar um dólar, com o único objetivo de ir para a cadeia para receber tratamento médico. Ao chegar à agência bancária, Verone aproximou-se de uma caixa a quem entregou um bilhete com a mensagem: “Isto é um assalto. Entregue-me um dólar”. Ele não estava armado. Depoism sentou-se em um banco e, calmamente, esperou pela chegada da polícia.

Quando os agentes chegaram, não resisitiu à prisão, pois seu objetivo era ser preso. Verone está desempregado e necessita pagar um tratamento para curar-se de uma enfermidade no peito e na coluna vertebral, que não consegue pagar. Ele poderia sair livre se pagasse uma fiança de 2.000 dólares, mas como cometeu deliberadamente uma pena leve e sem violência, permanecerá preso até o julgamento, recebendo tratamento de saúde e outras regalias que o estado garante a esse tipo de preso, inclusive depois de ser solto novamente.

Enquanto eles se consideram uma país avançado e muitos dos nossos pensam exatamente desse jeito também, julgando o Brasil um país atrasado e despreparado, nós temos o SUS e garantia na constituição de que todo brasileiro tem direito a atendimento público e gratuito de saúde. Nos EUA isto é apenas um sonho. Obama tentou mudar isso e tem tudo para perder a reeleição, por tentar mudar a lei da saúde por lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...