segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Desconhecimento perigoso


Segundo uma pesquisa independente realizada pela revista alemã Stern, alemães acima dos 30 anos sabem bem o significado a palavra Auschwitz, descrevendo-o como um campo de concentração e de extermínio nazista durante a segunda guerra mundial. O índice dos que sabiam do que se trata ficou ao redor dos 90%.

Já entre os mais jovens o índice de desconhecimento cresce assustadoramente. Para os alemães entre 18 e 29 anos um em cada cinco (21%) não sabia o que havia ocorrido em Auschwitz, nem que o lugar fica na Polônia, fato desconhecido por 31% deles.

Outro dado preocupante é que 43% dos alemães reconheceram que jamais visitaram qualquer museu ligado a campos de concentração. Entre os alemães ocidentais o índice dos desinteressados chega a 46%, enquanto no leste eles são de apenas 27%. O Instituto Forsa dirigiu a pesquisa, que foi respondida por 1.002 alemães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...