quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vai afundar de vez


Este mapa foi publicado agora há pouco no site do Spiegel. Dá uma idéia espetacular da situação do Costa Concordia. Na imagem superior à direita, tem-se a visão exata de onde o navio está deitado em relação à costa, numa pequena piscina cuja borda despenca abruptamente para uma profundidade que vai dos 50 aos 100 metros com inclinação forte. Na primeira ressaca, com a previsão do tempo na área nada boa para as próximas horas, o navio será erguido pelas ondas e lançado para as profundezas do Mediterrâneo.

No mapa horizontal vê-se um X, abaixo à direita. É o local onde o navio bateu na ilha. Em seguida, deu uma volta e deitou-se no lugar em que se encontra, inclinando até enconstar no leito do mar. Os diferentes números indicam a profundidade da água no entorno do local do acidente. Era um desastre perfeitamente evitável, portanto. Perto do local da colisão do fundo do navio com a rocha do leito do mar a profundidade era suficiente para que escapasse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...