segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

O Santa presta um serviço inestimável ao Brasil



A série de reportagens do Santa (Jornal de Santa Catarina) sobre as pessoas do Vale que choram seus desaparecidos durante a repressão militar dos anos de chumbo no Brasil merece elogios (Aqui, aqui e aqui).

Em primeiro lugar, por trazer bem para perto de nós as razões que justificam a criação da Comissão da Verdade que, segundo muita gente aqui mesmo de Blumenau, não passa de um capricho revanchista.

Em segundo lugar, pela coragem de abordar um assunto que é um verdadeiro tabu entre nós. Ainda tem muita gente aqui no Vale que defende os militares como os salvadores da pátria na época, que livraram o Brasil do comunismo e agiram muito certo em prender, torturar e matar os guerrilheiros, terroristas e seqüestradores que agiram na época. Lamentam que não acabaram com todos, Dilma Roussef inclusive.

O Santa presta um magistral serviço à nossa memória histórica no Vale, com essas histórias emocionantes que está contando em suas páginas e na internet. Você pode ver os depoimentos dessa gente sofrida no vídeo acima. Essas pessoas representam toda uma nação, que não pode seguir de cabeça erguida rumo ao seu futuro sem elucidar cada um desses desaparecimentos, devolvendo aos familiares as ossadas e a história de seus entes queridos, limpando a barra deles postumamente. É uma questão de justiça.

Parabéns ao Santa pela coragem e pela ousadia. Acho que vocês vão perder alguns assinantes com essa série de matérias. Mas acho que vai valer a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...