quinta-feira, 1 de março de 2012

Rubens Paiva e o motim da caserna



Será realizada hoje, 1 de março, às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a abertura solene da Comissão Estadual da Verdade, que, em homenagem ao ex-deputado Rubens Paiva, terá o seu nome. Rubens Paiva era um parlamentar democrata da resistência de São Paulo, que foi assassinado pela ditadura e até hoje seus familiares não conseguiram enterrá-lo, pois deram sumiço no seu corpo. É um ícone da luta pela democracia no Brasil. Os depoimentos nesse vídeo sobre Rubens Paiva são mais um motivo para que essa e outras histórias sejam colocadas em pratos limpos.

A instalação oficial foi nessa terça-feira, 28 de fevereiro. O deputado estadual Adriano Diogo (PT) foi escolhido como presidente. São também seus membros efetivos os deputados estaduais Marco Zerbini (PSDB), André Soares (DEM), Ed Thomas (PSB), Ulysses Tassinari (PV). Os substitutos são João Paulo Rillo (PT), Mauro Bragato (PSDB), Estevam Galvão (DEM), Orlando Bolçone (PSB), Regina Gonçalves (PV).

“A Comissão Estadual da Verdade deve colaborar com a Comissão Nacional da Verdade na apuração de violações graves dos Direitos Humanos, durante a ditadura militar, que vigorou de 1964 a 1982”, esclarece o deputado Adriano Diogo. “Ela vai se ater aos crimes políticos ocorridos no Estado de São Paulo ou praticadas por agentes públicos estaduais.”

Enquanto isso, está ocorrendo um verdadeiro motim gigante nas Forças Armadas, que não conseguem conviver com o fato de ter uma mulher como Comandante em Chefe e um político de esquerda, como Amorim, no papel de Ministro da Defesa.

A presidenta Dilma precisa agir com firmeza, com atitude disciplinar e até exoneração dos militares das três forças, que se rebelam nos clubes militares contra o comando supremo das Forças Armadas. O grupo é composto por uma centena de militares graduados, entre eles alguns generais da reserva. O principal motivo do “motim” é a Comissão da Verdade e as declarações de integrantes do Governo Federal sobre a necessidade de fazer justiça em relação aos crimes cometidos durante a Ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...