sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Jovens xenófobos querem anular ENEM

Quem pensa que xenofobia é coisa da Europa ou ligada aos países islâmicos, não sabe do que são capazes os nossos jovens. Dizer bobagens e chover preconceitos sobre os outros parece ser um de seus esportes preferidos, especialmente nas redes sociais. A história do vazamento de algumas questões do último ENEM é só mais um triste caso que comprova o que eu afirmo, uma vez que o vazamento ocorreu no Nordeste.

Estudantes de outras regiões publicaram vários comentários preconceituosos nas redes sociais, criticando os nordestinos por conta do vazamento de questões que podem levar à anulação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seção Ceará divulgou uma nota informando que irá tomar providências. “Nós não podemos permitir em pleno século 21, com a valorização da cidadania, com a valorização dos direitos humanos, que essas pessoas fiquem denegrindo a imagem de regiões, de pessoas”, disse hoje o vice-presidente da Ordem, José Julio da Ponte Neto.

A OAB irá realizar um levantamento para identificar os responsáveis pelos casos de preconceito regional e entrar com uma representação criminal na Justiça contra os usuários. Num caso semelhante ocorrido em 2009 já foram encaminhadas as mesmas providências.

É lamentável tudo isso. Mas levar esses jovens aos tribunais não irá mudar a sua cabeça. Isso irá reprimir uma tendência, mas não formar cidadãos.

Talvez um bom começo para reverter o preconceito contra o Nordeste seja divulgar a verdadeira revolução pela qual passa aquela região nos últimos anos. Investimentos maciços por lá fazem com que o crescimento do Nordeste seja comparável ao da China (mais de 10% ao ano!), enquanto as outras regiões do Brasil patinam em 3% ao ano, inclusive o Sul Maravilha...

Quem sabe, em vez de escrever asneiras no twitter sobre os nordestinos, esses jovens comecem a procurar emprego e um bom lugar para crescer na vida naquela região, que está começando a se distanciar dos velhos estereótipos que estão registrados nas mentes poluídas dos brasileiros do Sul, não somente entre os jovens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...