sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Veneno puro na nossa mesa?



Este filme, atualíssimo (2011), é do premiado documentarista brasileiro Silvio Tendler, apresentando o cenário assustador do Brasil em relação ao uso indiscriminado de agrotóxicos. O Brasil é o país que mais pulveriza agrotóxicos nos alimentos, sendo o recordista no consumo desses químicos. Por isso, cada um de nossos compatriotas consome todos os anos em torno de 5 litros de agrotóxicos.

Tentar proibir o uso de alguns dos mais perigosos é uma luta contra gigantes da indústria química mundial, que vendem aqui o que estão proibidos de vender no resto do mundo. Venenos condenados há décadas lá fora continuam sendo aspergidos nos nossos campos. Quando o governo consegue vencer uma batalha, uma liminar da justiça a favor das grandes corporações químicas derruba a proibição. Eles dominam até os bancos, que obrigam os pequenos agricultores a usar transgênicos e pesticidas para lhe conceder empréstimo.

Veja o documentário na íntegra e conheça mais esta triste realidade nacional. Você também pode conhecer mais de perto o documentarista Silvio Tendler e suas motivações para fazer o documentário, lendo uma entrevista que ele concedeu para a jornalista Aline Scarso, do jornal Brasil de Fato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...