quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Mais um excelente "A Liga"

Por falar no programa "A Liga" de ontem à noite, recomendo mais uma vez que seja visto. O tema das reportagens de ontem foi o trabalho escravo no Brasil. Veja você mesmo aqui. Eu vi somente a matéria sobre a barra pesada a que são submetidos imigrantes ilegais bolivianos em São Paulo, por confecções clandestinas. Ao "troco" de R$ 1,80 ou 2,00 por peça confeccionada, num duro trabalho de mais de catorze horas diárias, essa gente trabalha ali, mora ali, come ali, vive ali em cubículos. Já chegam devendo ao patrão, têm a comida controlada e até para sair na hora de folga têm que pedir autorização. Os "patrões" não se intimidam nem com a presença do Ministério do Trabalho, que acompanhou a reportagem.

Mas o que mais me chamou a atenção é que nós, aqui embaixo, no nível dos consumidores, sustentamos toda essa coisa e nem sentimos peso na consciência. Sabe como? Vamos à loja e compramos roupas de grife, com um vistoso selo de marca, que é colocado sem maiores constrangimentos naquelas peças costuradas pelos bolivianos ilegais naquelas confecções clandestinas em São Paulo. Só isso. Dispensa maiores comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEPOIS DE WORMS, A CAÇADA A LUTERO

No último dia da Dieta de Worms, 26 de maio de 1521, já sem a presença de Lutero, foi decretado o Édito de Worms. O documento fora redigido ...